O Projeto “ECOCIDADANIA” é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (EEA and Norway Grants/Noruega, Islândia e Liechtenstein), gerido por um consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e a Fundação Bissaya Barreto (Coimbra). O Grupo Aprender em Festa (GAF) é o Promotor do Projeto. Os Parceiros desta aventura são: o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, o Município de Gouveia e a Tøyen Unlimited (ONG, Noruega). Com início em março de 2019 e duração até fevereiro de 2021, o projeto terá como objetivo principal capacitar crianças e jovens para a cidadania ativa, participação e intervenção, a nível local, em matéria de ambiente, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Dinâmica e interdisciplinar, a equipa do ECOCIDADANIA é constituída por elementos das áreas das Ciências Sociais e da Biologia, que numa visão holística e integrada pretendem facilitar encontros, construir diálogos e animar comunidades, em torno das dimensões do Ambiente, Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Ativa.
Atividades de capacitação da equipa, parceiros e agentes educativos. Atividades formativas dirigidas aos jovens Prós do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Ações de divulgação/sensibilização e questionamento/desafio sobre o ambiente, biodiversidade e desenvolvimento sustentável com recurso ao visionamento de filmes e outras dinâmicas participativas e de educação não formal. Adesão voluntária das crianças/jovens ao projeto para constituírem ECOCOMUNIDADES nos seus contextos escolares e comunitários.
Dinamização comunitária e cidadania ativa com ações que englobam: Saídas de Campo, Tubos de Ensaio (workshop temáticos); Reuniões Comunitárias e a realização do Fórum da Cidadania, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
Ações de divulgação e disseminação do projeto – conferência de imprensa de apresentação; artigos para o jornal; programas de rádio; newsletter; conferência final do projeto.
Ações de acompanhamento e monitorização regular dos objetivos do projeto – reuniões de equipa, parceiros e supervisão externa.
Este projecto organiza regularmente um Fórum da Cidadania que pretende ser um espaço privilegiado de participação, aberto a toda a comunidade, para o qual desafiamos todas as associações, autarquias, serviços públicos com expressão local, e outras entidades interessadas na vida da comunidade e no desenvolvimento local, bem como pessoas e grupos informais. Ao integrarem o Fórum da Cidadania com análises, ideias e propostas estarão a reforçar o tecido social do concelho de Gouveia, e poderemos, desta forma, concertar e construir conjuntamente iniciativas que promovam a coesão social e a melhoria da qualidade de vida no território.
Sobre o Programa
Na sequência de candidatura ao concurso lançado em 2017 pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, foi selecionada para gerir em Portugal o Active Citizens Fund, componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais (ONG).
Objetivos
O objetivo central do Programa Cidadão Ativ@s é fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa, e empoderar os grupos vulneráveis.
Para promover a sustentabilidade e a capacidade das ONG a longo prazo, fortalecendo o seu papel na promoção da participação democrática, da cidadania ativa e dos direitos humanos, o Programa procura apoiar projetos que promovam:
– a democracia, a cidadania ativa, a boa governação e a transparência;
– os direitos humanos e a igualdade de tratamento, através do combate a quaisquer – formas de discriminação;
– a justiça social e a inclusão de grupos vulneráveis;
– a capacitação das ONG.
O Programa deve, ainda, contribuir para os objetivos gerais do EEA Grants em Portugal e para a concretização da boa governação e do desenvolvimento sustentável.
Estrutura do Programa
O Programa está organizado em quatro eixos prioritários de intervenção, nos quais se deverão enquadrar os projetos a desenvolver:
Eixo 1 – Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica
Eixo 2 – Apoiar e defender os direitos humanos
Eixo 3 – Empoderar os grupos vulneráveis
Eixo 4 – Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil