LIGA-TE AOS ODS E AGENDA 2030:

RUMO À SUSTENTABILIDADE

 

O projeto “#Liga-te aos ODS e Agenda 2030: Rumo à Sustentabilidade” pretende contribuir para a consciencialização crítica dos/as jovens e do público em geral para os temas prioritários do projeto Presidência, nomeadamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, estimulando a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global.

Promovendo sinergias locais, regionais e nacionais, as ações do projeto serão desenvolvidas em parceria com: Agrupamento de Escolas de Gouveia, Câmara Municipal de Gouveia, Câmara Municipal da Guarda/ Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura 2027; CERVAS – Centro de Ecologia Reabilitação e Vigilância de Animais Selvagens; Geopark Estrela; Instituto de Gouveia- Escola Profissional, Instituto Piaget – ISEIT de Viseu, Terceira Pessoa – Associação Artística de Castelo Branco

 

+ info

 

 

 

O Projeto “ECOCIDADANIA” é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (EEA and Norway Grants/Noruega, Islândia e Liechtenstein), gerido por um consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e a Fundação Bissaya Barreto (Coimbra). O Grupo Aprender em Festa (GAF) é o Promotor do Projeto. Os Parceiros desta aventura são: o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, o Município de Gouveia e a Tøyen Unlimited (ONG, Noruega). Com início em março de 2019 e duração até fevereiro de 2021, o projeto terá como objetivo principal capacitar crianças e jovens para a cidadania ativa, participação e intervenção, a nível local, em matéria de ambiente, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

+ info

ECOMARKET

AGROECOLOGIA PARA TOD@S

 

A iniciativa do “ECOMARKET – AgroEcologia para tod@s” é um momento de troca de conhecimentos, de promover práticas de compras públicas responsáveis, mas sobretudo de construção de relações entre as pessoas na comunidade.

+ info

OUTRO OLHAR

PROJETO BPI SOLIDÁRIO 2018
DINAMIZAR COMUNIDADES DO INTERIOR

 

O Projeto “Dinamizar Comunidades do Interior – Outro Olhar” visa dar continuidade ao trabalho de intervenção social e comunitária desenvolvido pelo GAF, no concelho de Gouveia, e pretende reforçar o transporte e a mobilidade das pessoas que se encontram mais isoladas para acederem aos seus serviços e atividades, capacitando desta forma públicos vulneráveis através da alfabetização digital e práticas de agricultura sustentável, numa dinâmica colaborativa, que permitirá fomentar a troca de conhecimentos intergeracionais e de voluntariado. Procura-se ainda otimizar os recursos do concelho na área da intervenção social, potenciando soluções integradas e reforço de parcerias. O projeto decorre entre novembro 2018 e abril de 2020.

+ info

CLDS 4G – PROJETO InteGr4r

CONTRATO LOCAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE 4ª GERAÇÃO

 

O CLDS é uma medida, de âmbito nacional previsto com a publicação da Portaria nº229/2018 de agosto. É gerida pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE) e tem como organismo intermédio o Instituto de Segurança Social, I.P., é financiada em 85% pelo Fundo Social Europeu e em 15% pelo Orçamento de Estado.
O projeto CLDS Integr4r Gouveia pretende assumir-se como um impulsionador de ações e mudanças, que permitam potenciar o crescimento do território, a participação, a igualdade e a capacitação dos indivíduos, das famílias, das instituições e da própria comunidade por forma a aumentar a coesão social e a inclusão afetiva.
O CLDS 4G tem como entidade coordenadora a Casa do Povo de Vila Nova de Tazem, entidade responsável por toda a gestão operacional e financeira da medida para o concelho, e como entidades executoras a ADRUSE e o GAF.

+ info

 

“Uma Aventura no Mundo da Cidadania” – projecto promovido pelo Grupo Aprender em Festa em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural (Vila Nova de Tazem) e financiado pelo Programa Cidadania Ativa/EEA Grants (apoio recebido da Noruega, Islândia e Liechtenstein) gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projecto pretende promover um maior grau de consciência e de práticas de cidadania, envolvendo todas as cidadãs e cidadãos com as instituições da comunidade, de forma a reduzir desigualdades, fortalecer relações inclusivas, solidárias e intergeracionais e construir desenvolvimento com base na participação democrática.

+ info